9 de nov. de 2009

Células tronco na Cósmética.


As células estaminais, também conhecidas como células-tronco ou células–mãe, abrem uma gama de possibilidades nos tratamentos estéticos. Cosmecêticos com extratos dessas células representam uma grande conquista na luta contra o envelhecimento. Por causa da grande capacidade de regenerar tecidos, há alguns anos estas células- tronco vem sendo pesquisadas pelos cientistas.
O nome: células estaminais vêm do latim staminale, que significa “fio de tecer”. Em inglês : Stem Cells ou células–raiz, pois são capazes de se dividir e formar cópias de si mesmas. Existem 02 tipos de células estaminais: as adultas, que são aquelas que nos acompanham por toda a vida, estão presentes em nossos órgãos, músculos e nervos e são responsáveis pela regeneração do tecido quando sofremos um corte, por exemplo. Já as células embrionárias, encontradas no embrião humano, têm uma qualidade ainda mais especial: podem copiar qualquer outra célula do corpo. Por isso há tantas discussões envolta deste polêmico assunto.
Nos cosmecêuticos é usado um 3º tipo de células estaminais: as células-tronco VEGETAIS, ou seja, extraídas de plantas e compatíveis com as células humanas.
No combate ao envelhecimento, o uso de produtos com este ativo estimula a reprodução das células estaminais adultas da pele, que ficam localizadas na junção Derme-Epiderme onde vários tipos de células se multiplicam, repovoando a pele de novas células novamente. As células estaminais podem ser vistas como a fonte da juventude, porque é a partir delas que todas as outras células da pele são criadas. Porém esta capacidade vai se enfraquecendo ao longo dos anos. Enquanto sua produção é normal a pele permanece firme e jovem.
O desafio da ciência é conservar o potencial de multiplicação das células por mais tempo. O envelhecimento e as agressões do sol danificam o DNA das células fazendo com que algumas células estaminais morram. Então as células estaminais vegetais têm o poder de conservar a capacidade de divisão de uma célula, maior que as células embrionárias humanas, e são capazes de reproduzir substancias de defesa dessas células. A aplicação das células estaminais vegetais é ética e segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário