24 de ago. de 2009

Drenagem Linfática: Toques Mágicos

Embora você não deva esperar por um milagre, a Drenagem Linfática pode sim fazer muita diferença.
Os movimentos suaves e gostosos ajudam a varrer toxinas (evitando a formação de nódulos), a eliminar líquido (xô inchaço) e a oxigenar a pele (deixando-a mais macia e brilhante).
É uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Por esse processo são eliminados o excesso de líquidos e as toxinas. A Drenagem Linfática pode ser feita de forma manual ou mecânica. Ela é aplicada com movimentos de pressão leve, suave, rítmica, lenta e precisa.
A linfa conduz o líquido excedente e as toxinas aos órgãos excretores, provocando uma limpeza interna. Ela também é responsável por levar oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios para os tecidos, o que é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. “Como a linfa se desloca sempre numa mesma direção, ela depende de forças externas, tais como a gravidade, as manobras de massagem, além das forças internas para funcionar como um relógio”.
A Drenagem não provoca dor ou desconforto. A finalidade da drenagem é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados. Por isso mesmo, a massagem deve ser rítmica, sem muita pressão, já que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto. “A idéia é que ela seja inclusive relaxante causando bem-estar”.
A massagem não deve deixar roxa. “O surgimento de hematomas indica que o estímulo foi muito agressivo e houve rompimento dos vasos e capilares venosos. Como já foi dito a drenagem Linfática verdadeira é suave”.
Drenagem Linfática não pode ser chamada de profunda. Drenagem Linfática é um estímulo externo do trabalho natural da linfa. Só existe uma maneira de fazê-lo: com manobras precisas, lentas, leves e superficiais, muita gente confunde com a massagem modeladora, executada com maior pressão das mãos para mobilizar gordura localizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário